Álbum

::
Loading...

quinta-feira, 26 de julho de 2012

PARQUE AMBIENTAL MACAMBIRA AMPLIARÁ AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GOIÂNIA


Unidade de conservação tem mais de 25 hectares e será espaço de aprendizado e disseminação de noções de conscientização ambiental

Em obras desde o dia 30 de março último, o Parque Ambiental Urbano Macambira compõe o Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) e é uma área de preservação permanente, pois nele se encontram as nascentes do córrego Macambira inseridas em uma mata nativa remanescente com parte preservada e parte alterada pela ação do homem.
Com uma área estimada em 25,5 hectares, o Parque Macambira contará com um Núcleo Socioambiental; cinco Núcleos de Estar; Praça das Esculturas;– espaços equipados com pequenas praças com pergolados, bancos, bebedouros, entre outros, para a apreciação da paisagem do parque – e um Núcleo de Recreação Infantil com parquinho de areia.
Os Núcleos Socioambientais que serão construídos tanto no Parque Macambira quanto em demais setores do Parque Linear, constituem-se em conjuntos arquitetônicos compostos por ampla laje de cobertura que abriga os blocos de sanitários públicos e salas de uso múltiplo, área administrativa, auditório e áreas de estar cobertas, cujos espaços serão destinados a reuniões, exposições, aulas, palestras e outras atividades de cunho social, cultural e educativo. As ações de educação ambiental com o objetivo de ampliar o debate e a conscientização da população acerca da preservação do meio ambiente ocorrerão nos núcleos socioambientais, bem como a partir de ações e projetos pontuais voltados para este fim.
Vale ressaltar que o Programa é composto pelo Parque Linear, com 24 km de extensão e pelo Parque Macambira e prevê uma série de ações, como incorporar a comunidade local no processo de educação ambiental e recuperação dos mananciais e ainda garantir espaços de lazer para que a comunidade possa usufruir dos Parques em sua plenitude.

Parque Ambiental Macambira
O Parque Ambiental Urbano Macambira faz parte da área da antiga Fazenda Macambira e apresenta uma mancha significativa de vegetação original. Situa-se na região sudoeste de Goiânia, no Bairro Faiçalville, região que encontra-se em pleno desenvolvimento urbano, com a abertura de novos loteamentos e com a implantação dos parâmetros urbanísticos de uso e ocupação do solo referentes ao eixo de transporte urbano.
O canteiro de obras está instalado no Parque Macambira, de onde são administradas todas as frentes de serviço. Atualmente estão em execução o Setor 1 do Parque Linear, o Parque Macambira e o Setor 7.
No Parque Macambira estão em execução as pistas de ciclismo e caminhada; construção de quiosques e portarias que darão acesso ao Parque; a fundação do Núcleo Socioambiental; bem como dos demais equipamentos de lazer que serão instalados no local.
Vale ressaltar que as vias de pedestres e bicicletas serão implantadas ao longo do perímetro de todo o parque linear em ambas as margens. Em alguns trechos correm em paralelo, em outros, as vidas de pedestres adentram o parque aproximando-se da faixa de Área de Preservação Ambiental (APP), enquanto que as ciclovias se mantêm nas áreas periféricas do parque. 


O Programa
O Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) é composto pelo Parque Linear Macambira e Anicuns e o Parque Ambiental Macambira, com aproximadamente 24 km de extensão, divididos em 11 setores e compostos de cinco núcleos socioambientais, nove parques de vizinhança, 66 núcleos de estar, 40 km de pistas de caminhada, 40 km de ciclovias, 10 travessias de pedestres, 24 quiosques, 19 acessos principais, quadras de esportes, academias de ginástica, bicicletários, além de outros equipamentos.
Será uma área total de 385,5 hectares de recuperação ambiental que irá beneficiar diretamente em torno de 350 mil pessoas nos 131 bairros da área de influência.

Autor: Selma Soares

Vegetação nativa preservada no Parque Ambiental Macambira
Núcleo Socioambiental: espaço para reuniões, palestras, aulas e ações de educação ambiental
Demarcação das pistas de ciclismo e de caminhada
Parque abriga nascentes do Córrego Macambira
Perspectiva do Parque Ambiental Macambira
Canteiro de obras

Nenhum comentário:

Postar um comentário