Álbum

::
Loading...

sexta-feira, 31 de março de 2017

PUAMA FAZ VISITA TÉCNICA COM GESTORES DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL


Objetivo foi apresentar as obras in loco e discutir questões referentes à gestão e manutenção dos parques implantados pelo Programa
Representantes de quatro órgãos da administração municipal fizeram visita técnica ao Parque Ambiental Macambira e Parque Linear Macambira junto com a equipe do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns na manhã desta sexta-feira, 31. A ação, prevista nos Planos de Comunicação Social e de Educação Ambiental do Programa, teve como objetivo apresentar aos novos gestores e corpo diretivo das secretarias e órgãos convidados, as obras do programa já implantadas e ainda propiciar a discussão in loco sobre questões referentes às responsabilidades de cada Pasta na gestão e manutenção dos parques e equipamentos entregues pelo Puama. Participaram da vistoria técnica representantes da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME). 
O grupo visitou os trechos já concluídos e as obras que ainda estão em andamento, como as ações de contenção de erosões do Córrego Macambira na altura do Setor 2 do Parque Linear e o Núcleo Socioambiental, que está em fase de conclusão no Setor Novo Horizonte. Ao final da visita foi realizada uma reunião no auditório do Núcleo Socioambiental do Parque Ambiental Macambira (PAM) para afunilamento das informações e discussão quanto às ações que podem ser implementadas para garantir a manutenção e limpeza dos trechos já entregues à comunidade. Foi apresentado o vídeo institucional do Programa que dá uma noção do escopo geral de obras e os trechos em andamento. Na sequência foi apresentado o motivo da reunião, foi destacada as responsabilidades da Prefeitura frente ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), entidade financiadora das obras, sobretudo no cumprimento das cláusulas contratuais que dizem respeito à manutenção dos parques e equipamentos. Na sequência a Especialista em Gestão Ambiental do Programa falou das questões técnicas ambientais específicas que envolvem o manejo dos parques e a busca de soluções para a situação.
Os representantes presentes à visita e reunião admitiram a importância da estrutura implantada e da urgência em manter os espaços limpos e propícios à visitação pública. “Esse parque é um presente para a nossa cidade e não vamos nos furtar de nossa responsabilidade em cuidar dele”, afirmou o presidente da Amma, Gilberto Marques Neto, que participou das discussões.
Segundo o Coordenador Executivo do Programa, Flávio Máximo, a reunião foi bastante produtiva, pois propiciou a articulação entre as secretarias para que cada uma se oriente e se planeje para garantir a melhor forma de condução do trabalho. “Compreendemos as dificuldades enfrentadas por cada órgão municipal e estamos aqui para buscar uma solução em conjunto para um bem que é de todos nós, enquanto população de Goiânia”, afirmou.
Os representantes presentes se comprometeram a buscar formas para a execução dos serviços de manutenção e segurança no Parque de forma articulada e emergente.

Gestão
Cabe destacar que a Unidade Executora do Programa (UEP/Puama) é responsável por viabilizar e executar o projeto do parque. A cada trecho de parque concluído, a UEP faz a inauguração, abrindo o espaço para utilização pública, e formaliza a entrega aos respectivos órgãos da Administração Municipal, de acordo com a área de atuação de cada um. Os parques, por exemplo, foram repassados à Agência Municipal de Meio Ambiente, que é a responsável pela manutenção dos parques da Capital, bem como a Secretaria de Educação e Esporte que hoje é a responsável pelas unidades de esporte e, por isso, é responsável por gerir o Parque Municipal Odilon Soares, complexo de esporte e lazer dentro do parque localizado no Loteamento Faiçalville.  

Por Selma Soares, da editoria Macambira Anicuns





Nenhum comentário:

Postar um comentário