Comissão é composta por lideranças comunitárias da região Sudoeste de Goiânia e tem o objetivo de promover o acompanhamento dos avanços e esclarecimento de dúvidas sobre as ações implementadas
Integrantes da Comissão Local de Educação Ambiental fizeram hoje mais uma visita monitorada às obras do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama). Essa foi a oitava vistoria que o grupo fez às obras de implantação do Parque Linear Macambira para acompanhamento dos avanços das intervenções.
Desde janeiro do ano passado o grupo vem fazendo visitas regulares às obras do Programa e recebem esclarecimentos quanto ao andamento dos trabalhos, com o objetivo de formar multiplicadores das informações sobre o Programa nas respectivas comunidades que integram a região sudoeste da Capital. A cada visita, além do esclarecimento de dúvidas a respeito e repasse de dados que envolvem a implantação das obras, também é reforçada a conscientização de todos quanto à apropriação dos parques implantados e a importância do engajamento de todos na defesa e preservação dos equipamentos.
Durante a visita foi possível verificar a população usufruindo da estrutura já implantada como é o caso da Nilde Uchôa, moradora da Vila União, que estava passeando com o neto no Parque Bernardo Élis. A unidade foi revitalizada e recebeu obras e equipamentos dentro dos moldes de implantação do Puama para incorporação ao Parque Linear Macambira. “Isso aqui é uma riqueza para nós. A comunidade está agradecida por esse parque”, destacou a visitante informando que aos finais de semana leva toda a família para lazer no local.
Obras em andamento
Atualmente as obras de implantação do Parque Linear Macambira Anicuns se concentram nos setores 2 e 3 do Parque Linear, que foi subdividido em 11 setores estratégicos de obras. As ações se iniciam na altura da Av. Presidente Juscelino Kubitschek – na confluência dos bairros Jardim Presidente e Cachoeira Dourada, seguindo pelo Residencial Aquárius e termina na altura da Av. César Lattes no Setor Novo Horizonte.
As intervenções vão desde a proteção de margens, plantio de mudas nativas nas áreas de preservação permanente (APPs), abertura de vias perimétricas ao parque, implantação de pistas de ciclismo e caminhada e, ainda, a execução de um Parque de Vizinhança no Residencial Aquárius - que é uma espécie de complexo esportivo com equipamentos de esporte e lazer - e um Núcleo Socioambiental que está em fase de conclusão no bairro Novo Horizonte. A unidade integra as obras do Setor 3 do Parque Linear e conta com salas multifuncionais para uso de acordo com as demandas da comunidade e dos projetos de educação ambiental geridos pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma). O local conta com auditório além de outros espaços voltados para exposição, reuniões, biblioteca, ateliê, espaço digital e tantos outros ambientes. Uma das preocupações das lideranças que acompanharam essa última visita é com a utilização desse espaço e a manutenção do mesmo, pois segundo eles, será de extrema importância para as reuniões e atividades da comunidade.
Por Selma Soares, da editoria Macambira Anicuns
Nenhum comentário:
Postar um comentário