Álbum

::
Loading...

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

PUAMA PROMOVE AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REGIÃO SUDOESTE DE GOIÂNIA

Objetivo é promover a integração e a apropriação do parque pela comunidade local, além de representar uma forma de envolver a população com as questões ambientais e com o processo de implantação do parque

Na próxima sexta-feira, 27, equipes do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) promovem atividade de Educação Ambiental na área do Parque Urbano Ambiental Macambira (PAM), no Setor Faiçalville. Intitulada “O Verde Que Eu Quero Pra Mim”, a ação mobilizará cerca de 80 estudantes da Região Sudoeste da Capital, provenientes de três escolas vizinhas ao Parque e de moradores da proximidade, além de professores e demais servidores das Instituições. O Projeto visa promover a integração e a apropriação do parque pela comunidade local e ainda pretende envolver a população com as questões ambientais e com o processo de implantação do Puama. 
O Puama é composto por três vertentes: (i) organização urbano ambiental, (ii) consolidação da infraestrutura de bairros da área de abrangência do Programa e (iii) sustentabilidade social e ambiental. Dentro do componente social e ambiental estão previstas ações e atividades a serem realizadas com o envolvimento da população afetada pelo PUAMA, com vistas a conscientizar a comunidade da importância do projeto de melhoria ambiental, objetivando torná-los parceiros na recuperação desse importante espaço urbano bem como de sua preservação e manutenção. O projeto é uma das ações previstas nesse componente.

Cronograma
As atividades serão iniciadas às 8h30, com a realização de palestras simultâneas nas três instituições de ensino sobre o Puama, benefícios e orientações sobre plantio de árvores para recomposição de Área de Preservação Permanentes (APP). São elas: Escola Municipal Olegário Moreira Borges, localizada no Setor Faiçalville; Escola Estadual Sebastião França, Jardim Presidente e Escola Municipal Deputado Jamel Cecílio, instalada no Jardim Vila Boa.
Na sequência todos serão conduzidos ao Parque Urbano Ambiental Macambira (PAM) onde será realizado o plantio de árvores nativas do Cerrado com vistas à recomposição florística de parte da APP do Parque, cerca de 3 mil m2, que necessita passar por reflorestamento. É importante ressaltar que estão previsto o plantio de mais de 300 mudas que foram cedidas pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), entre espécies nativas do Cerrado, inclusive frutíferas, para atração da fauna local e manutenção da biodiversidade. São exemplos: Ingá, goiabeira, ipês, jenipapo, sucupira, jatobá, entre outros. O plantio será monitorado pelos especialistas ambientais da Unidade Executora do Puama.
Após o plantio, o grupo se dirigirá a uma praça da região para realização de atividades recreativas promovidas por meio do Ônibus Brincalhão da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e piquenique no local.

O Puama
O Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) é uma iniciativa da Prefeitura de Goiânia em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e beneficiará diretamente cerca de 350 mil pessoas nos 131 bairros da área de abrangência. Constitui-se de um conjunto de ações e obras que visam contribuir para a solução de problemas ambientais, urbanísticos e sociais que afetam a cidade de Goiânia, resultantes da ocupação desordenada do espaço urbano, sobretudo ao longo do Córrego Macambira e Ribeirão Anicuns. Para tanto, serão construídos os Parques Ambientais Macambira, com extensão planejada de 25,5 hectares, no Faiçalville, e o Parque da Pedreira, com 10,5 ha, na Região do Morro do Mendanha e o Parque Linear Macambira Anicuns, com aproximadamente 25 km de extensão e área total estimada em 360 hectares. Esse parque se desenvolve desde a nascente do Córrego Macambira, próximo à Avenida Hélio França no Setor Faiçalville, até a ponte da Av. Goiás Norte, sobre o Ribeirão Anicuns nos Setores Urias Magalhães e Criméia Oeste. 
A execução do conjunto de obras previstas foi dividida por etapas e atualmente várias frentes de serviço atuam na região Sudoeste de Goiânia na execução das obras previstas no Parque Urbano Macambira (PAM), na nascente do Córrego Macambira no Setor Faiçalville, e os trechos: Setor 1 (integral), Setor 2 (parcial) e Setor 3 (integral), do Parque Linear Macambira Anicuns, além de obras que visam melhoria da mobilidade urbana ao longo do Córrego Macambira, englobando as travessias: Avenida Joaquim Pedro Dias, Avenida Egirineu Teixeira e Avenida César Lattes. 
Essas obras incluem serviços de construção civil, paisagismo, arquitetura, urbanização, pavimentação, micro e macrodrenagem, bueiros, recuperação de fundos de vale e canais, correção de erosões e revegetação de Áreas de Preservação Permanente (APPs).

Autor: Selma Soares, da editoria Macambira Anicuns 

 
Projeto do Parque Ambiental Macambira (PAM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário