Álbum

::
Loading...

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

PUAMA MOBILIZA ALUNOS DA REGIÃO SUDOESTE EM AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Estudantes envolvidos participaram de palestra sobre preservação do meio ambiente, experimentaram o plantio de uma árvore e ainda se divertiram em diversas atividades recreativas promovidas por meio do Ônibus Brincalhão

Plantar uma árvore está na lista de muitas pessoas como um compromisso a ser cumprido ao longo da vida. Uma promessa que para cerca de 80 alunos de escolas públicas próximas ao Parque Ambiental Macambira (PAM), no Setor Faiçalville, foi cumprida hoje, 27. Eles participaram da atividade “O verde que eu quero pra mim”, ação de Educação Ambiental promovida pelo Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama), que contou com palestra simultânea nas três instituições, plantio de mudas e atividades recreativas por meio do Ônibus Brincalhão, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). Os estudantes também se deliciaram com um piquenique em uma praça da região. Participaram alunos e servidores de três escolas da região sudoeste: Escola Municipal Olegário Moreira Borges; Escola Municipal Deputado Jamel Cecílio e Escola Estadual Sebastião França.
Gabriel Romão, 13 anos, da E.E. Sebastião França, participou ativamente do plantio que considera importante e já faz planos para usufruir do espaço quando estiver pronto. “Eu moro no Jardim Presidente e quero vir aqui para passear e apreciar a paisagem”. 
Já Kauany Sousa Soares, da Escola Municipal Olegário Moreira Borges, se diz orgulhosa do que fez. “É muito importante plantar a ‘própria’ árvore e depois vir aqui ver como ela está se desenvolvendo”.
O projeto foi idealizado e planejado por especialistas ambientais do Puama, que acompanharam e monitoraram o plantio. Cabe ressaltar que a atividade também contou com o apoio da equipe social do Programa.

Área de Preservação Permanente
A vegetação da Área de Preservação Permanente (APP) presente no PAM apresenta-se densa, com característica de vegetação de mata ciliar preservada, contendo espécies típicas de áreas brejosas, como Buritis, e espécies arbóreas de grande e médio porte. No entanto, há uma pequena parcela da APP do Córrego Cedro que se encontra descaracterizada da sua forma original, que foi alvo da recomposição florística. A área total da APP abrangida pelo PAM compreende aproximadamente 170 mil m², porém a área a ser recomposta constitui menos de 3 mil m².
Assim, dentre as ações de Educação Ambiental a serem desenvolvidas pelo Puama, está a recomposição florística desta pequena área, por meio do plantio realizado com a comunidade escolar da região. Foram plantadas cerca de 300 mudas de árvores nativas do Cerrado, entre ipês, angico, ingá, sucupira, jatobás, goiabeiras, entre outras. As espécies foram doadas pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), que possui produção em viveiro próprio. Esse reflorestamento visa à proteção das margens do córrego, evita que o lixo descartado irregularmente no Parque chegue ao leito do manancial e ainda serve de habitat para a fauna local e aumento da biodiversidade.

Sustentabilidade
A ação está inserida no componente de sustentabilidade social e ambiental previsto no Puama, em que devem ser realizadas atividades com o envolvimento da população, com vistas a conscientizar a comunidade sobre a importância do projeto de melhoria ambiental, objetivando torná-la parceira na recuperação desse importante espaço urbano, bem como de sua preservação e manutenção. Cabe ressaltar que Sustentabilidade ambiental é um dos compromissos do Prefeito Paulo Garcia, que vem cumprindo essa premissa paulatinamente por meio de importantes ações em toda a Capital. A execução dos Parques do Puama é um exemplo dessa responsabilidade.
Ações como essa visam promover a integração e apropriação do Parque pela população, envolvendo as pessoas com as questões ambientais e promovendo a conscientização ambiental. Para a professora de Ciências Maria José de Oliveira de Araújo, da E.M. Olegário Moreira Borges, trata-se de uma ação com resultado incomparável. “Diante dos problemas que estamos enfrentando em relação às questões ambientais, como a escassez de água, é muito importante conscientizar os alunos sobre a preservação do meio ambiente e estimular mudanças de hábito para garantirmos um futuro melhor pra todos”.

Por Selma Soares, da editoria Macambira Anicuns - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)














Nenhum comentário:

Postar um comentário