Iniciativa tem o objetivo de ampliar os conhecimentos de crianças e adolescentes por meio do contato direto com a natureza e visualização das ações empreendidas pelo Programa para a recuperação do meio ambiente
Da construção do conhecimento dentro da sala de aula por meio do imaginário à vivência da realidade, com boas doses de encantamento, alegria e entusiasmo. Uma tímida noção sobre como foi o passeio de cerca de 50 crianças da Escola Municipal Joaquim Câmara Filho nesta sexta-feira, 18, aos parques do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns. A atividade integra as ações de Educação Ambiental promovidas pelo Programa e visa ampliar os conhecimentos de crianças e adolescentes por meio do contato direto com a natureza e a visualização das ações empreendidas para a recuperação do meio ambiente, como o replantio de espécies nativas do Cerrado, correção de erosões, proteção de margens, entre outras.
Antes da diversão, um pouco de conhecimento ambiental. O Coordenador geral do Programa Nelcivone Melo conversou com os alunos no auditório do Núcleo Socioambiental do Parque Ambiental Macambira (PAM), no Loteamento Faiçalville, onde o passeio foi iniciado, e destacou a importância das ações de proteção do meio ambiente para a preservação da vida e para o bem estar de cada um e sobre a importância do Puama para Goiânia na promoção da qualidade de vida da população . Na sequência, a Especialista em Gestão Ambiental do Puama, Camila Chaves, explicou sobre o Programa, o quê está sendo feito, os equipamentos construídos para o lazer e convivência da comunidade e as informações relacionadas às questões ambientais e de preservação. Após a palestra, as crianças foram para a área verde do PAM e fizeram o plantio de 50 mudas de árvores nativas, contribuindo para o enriquecimento arbóreo promovido pelo Programa fora da Área de Preservação Permanente (APP).
Logo após foi feito o piquenique e as crianças ainda puderam conhecer os espaços de convivência do Parque e então seguiram para o Parque de Vizinhança, agora denominado Parque Municipal Odilon Soares, e no caminho puderam conhecer alguns trechos do Parque Linear.
Na chegada ao complexo de esportes, muita alegria e empolgação, as crianças ficaram deslumbradas com a pista de skate, as quadras poliesportivas e o parque infantil. Júlia Damasceno, de 9 anos, disse que gostou muito do passeio, pois o contato com a natureza é muito bom e o parque, na sua opinião, é muito bonito. Já Camilla, também disse só tinha ouvido falar do parque e conhecê-lo pessoalmente foi muito bom. Segundo a professora de Ciências, que solicitou o agendamento da atividade junto ao Programa, Ranielly Pereira, a intenção era justamente essa, de proporcionar o contato com a natureza para enriquecer o aprendizado. “Certamente eles vão levar esse conhecimento para a vida, pois nunca vão se esquecer desse dia”.
Essa é a terceira edição do Projeto e segundo a coordenadora da atividade, Camila Chaves, foi bastante positiva, pois as crianças ficaram encantadas com a beleza e o tamanho do Parque. “Eles adoraram plantar árvores recolheram todo o lixo que produziram. Vivenciar essa experiência na infância contribui para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis com o meio ambiente”, conclui.
Por Selma Soares, da editoria Macambira Anicuns
Nenhum comentário:
Postar um comentário