Afirmação foi feita por lideranças das região Sudoeste de Goiânia, que integram a comissão local de educação ambiental durante visita hoje de manhã
Hoje de manhã os representantes de moradores da região sudoeste de Goiânia fizeram a 5ª visita às obras do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama). Eles integram a Comissão Local de Educação Ambiental formalizada em janeiro deste ano e que, desde então, vem fazendo visitas regulares aos trechos em obras. Durante a vistoria de hoje os integrantes ficaram entusiasmados com o andamento das intervenções, com a nova paisagem e valorização que a região vem passando. “Há dez meses essa Comissão vem acompanhando o andamento das obras do Parque Macambira. Através deles, informações são repassadas para os demais moradores da região e também ouvimos as demandas e impressões da comunidade. O que percebemos é que o Parque Macambira trouxe outra cara para esses bairros e que os moradores daqui nunca se sentiram tão valorizados”, destaca a Especialista em Gestão Ambiental do Puama, Camila Chaves.”
Numa análise geral a respeito das obras, todos os integrantes foram unânimes quanto à valorização da região e à melhoria da qualidade de vida da população. A Comissão demonstrou estar satisfeita com o resultado e qualidade das obras, inclusive, das adequações que foram realizadas a pedido deles. A líder comunitária Isabel Teixeira, moradora do bairro Novo Horizonte, afirma que esse tipo de benefício reverte em melhoria da auto estima das pessoas. “O povo já está tão calejado, tão sofrido e uma ação como esta, que visa promover o bem estar e a melhoria da qualidade de vida promove, também, a valorização da cada um, as pessoas se sentem beneficiadas e, portanto, se sentem mais importantes”, afirmou.
Conduzida pela Especialista Camila Chaves, a visita teve como trajeto os trechos em obras do Setor 2 do Parque Linear, entre os bairros Cachoeira Dourada e Residencial Aquarius e as obras do Setor 3. Durante o percurso o grupo pôde visualizar obras de contenção e proteção de margens; implantação de pistas de ciclismo e caminhada; revitalização do Parque Municipal Bernardo Élis, que será incorporado ao Parque Linear e execução do Núcleo Socioambiental no Novo Horizonte – unidade que será uma espécie de centro cultural com salas multifuncionais para uso da comunidade, de acordo com as demandas da população.
A cada nova visita, os representantes são orientados e incentivados a ajudarem no repasse das informações sobre o andamento das obras do Programa e a importância de auxiliarem na preservação dos equipamentos e defesa desses importantes benefícios para comunidade. “A população precisa se apropriar desses espaços para não dar margem para o abandono e, consequentemente, a depredação e marginalidade no local”, conclama a especialista.
Defensores do Puama
A criação da comissão ambiental é uma das atividades previstas no Plano de Educação Ambiental e de Comunicação Social do Puama, com o objetivo de formar multiplicadores das informações do Programa junto à comunidade local e formar uma rede de defensores dos parques e obras executadas. O objetivo é constituir um grupo de moradores para que auxiliem no processo de envolvimento da comunidade nas ações de educação ambiental e na preservação dos Parques a serem implantados. A formalização da comissão ocorreu em janeiro deste ano, durante reunião de lideranças da região sudoeste da Capital.
Por Selma Soares, da editoria Macambira Anicuns
|
||
Nenhum comentário:
Postar um comentário