Lideranças comunitárias da região Sudoeste de Goiânia conclamam moradores para ajudarem o Poder Público no cuidado e manutenção dos parques do Programa Macambira Anicuns
Após um ano de vistorias e acompanhamento regular das obras do Programa Macambira Anicuns, nessa quinta-feira, 26, os integrantes da Comissão Local de Educação Ambiental fizeram mais uma visita às obras. Ao final do percurso, ao fazer uma avaliação do andamento das intervenções, os representantes de bairros foram unânimes ao conclamar a população a também fazer a sua parte. “Fico muito preocupada com relação à manutenção e administração dos parques, porque eu acho que isso não é papel só da Prefeitura. Acho que a comunidade tem que se envolver e se preocupar em cuidar, até mesmo quanto ao uso, pois muitas vezes os problemas dos parques se devem ao mau uso pelas pessoas. Então eu acho que as pessoas tinham que ter essa consciência de também cuidar do parque”, afirma Laís Rincom – liderança da Vila Alpes. Darci Rezende, integrante da Comissão e liderança do Bairro Novo Horizonte, compartilha dessa opinião e acredita que a comunidade tem que cumprir o seu papel. “Cabe à comunidade ajudar na conservação, pois não adianta nada fazer isso tudo, que está ficando tão bonito, se não envolver a comunidade para ajudar na conservação”.
Trechos em obras
O itinerário da visita começou pelas obras do Setor 2 do Parque Linear, na altura da Av. Presidente Juscelino Kubitschek – na confluência dos bairros Jardim Presidente e Cachoeira Dourada , onde estão sendo feitas ações de recuperação ambiental com o plantio de grama nos taludes, que auxiliam no combate às erosões, e instalação da iluminação pública. No trecho ainda foi feito proteção de margens, além da abertura de vias perimétricas ao parque (prolongamento da Rua D-34 e Alameda Gastar Dutra) e pistas de ciclismo e caminhada. Posteriormente será feita a recomposição florística da Área de Preservação Permanente com o plantio de mudas de espécies nativas do Cerrado numa faixa de 30 metros a partir das margens. Em seguida o grupo visitou as obras do Parque de Vizinhança que está em construção no Residencial Aquárius. Também integrante das obras do Setor 2, o local recebe obras de construção de um Núcleo de Conforto Público, quadras poliesportivas, quadra de areia, quadra de peteca, tênis e diversos outros equipamentos para o lazer e convivência da comunidade.
Avançando para o Setor 3, o grupo conferiu as obras de revitalização e incorporação do Parque Municipal Bernardo Élis ao Parque Linear Macambira Anicuns. No local foram construídas uma quadra de vôlei de areia, uma quadra poliesportiva, foi feita a revitalização do paisagismo e da pista de caminhada e implantação de pista de ciclismo, revitalização do Parque Infantil e implantação do Espaço Pet, além da duplicação do bueiro da Avenida Milão e ampliação do bueiro da Avenida Cesar Lates das ações de recuperação ambiental com proteção de margem e plantio na área de APP.
Morador do Novo Horizonte e liderança comunitária da região, Ailton José de Oliveira, conta que o local tem sido bastante visitado pela comunidade. “Eu fico muito feliz por ver a comunidade usufruindo dos parques, o movimento é grande de pessoas aproveitando o espaço. Estou muito satisfeito com as obras do Programa, pois no início eu tinha receio quanto aos moradores que tinham resistência em sair e que poderia atrasar o avanço das obras na região, mas agora vejo que está tudo resolvido e as obras estão num ritmo muito bom.”
Para finalizar a vistoria a Comissão pôde conferir o andamento das obras do Setor 3 do Parque Linear, incluindo a implantação de uma horta, a construção de um núcleo de estar com pergolados e do Núcleo Socioambiental - uma estrutura imponente que vai tomando forma e em breve beneficiará a comunidade da região com salas para exposição, auditório, reuniões, biblioteca, ateliê, espaço digital e tantos outros ambientes.
Por Selma Soares, da editoria Macambira Anicuns
Nenhum comentário:
Postar um comentário