Reunião é a quinta realizada para debater temática. Programa prevê ações de recuperação ambiental entre outras melhorias
Consultoras do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foram recebidas na manhã desta terça-feira, 18, por representantes da Prefeitura de Goiânia para discutir a segunda etapa do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns, que tem por objetivo realizar a requalificação urbana e ambiental ao longo do Córrego Macambira e Ribeirão Anicuns. Ao todo, o programa prevê a revitalização de uma área de mais de 360 hectares e aproximadamente 24 quilômetros de extensão.
O encontro de hoje é o quinto realizado pela atual gestão com vistas a discutir as ações que deverão ser tomadas para a celebração do contrato entre a Prefeitura de Goiânia e o BID para a continuidade do projeto, que, nesta segunda etapa, engloba os demais oito setores do parque linear, além do Parque Ambiental da Pedreira, unidade de conservação localizada na região do Morro do Mendanha. Até o momento, os dois primeiros setores estão praticamente concluídos e importantes trechos foram entregues à população. A expectativa é de entregar mais um conjunto de obras ainda neste semestre.
“Esse é um assunto de importante interesse para administração municipal. A revitalização dessas áreas, que foram degradadas e ocupadas desordenadamente ao longo dos anos, tem dado nova cara a nossa cidade e proporcionado melhoria na qualidade de vida da população envolvida. A determinação do prefeito Iris Rezende é para que não meçamos esforços para continuidade do projeto e é com esse intuito que temos conversado com o BID, nosso parceiro no programa”, afirmou o secretário de planejamento, Agenor Mariano.
Durante a reunião, que teve a participação dos secretários de Finanças, Oseias Pacheco, e de Governo, Samuel Almeida, além do chefe de gabinete do prefeito, Paulo Ortegal, e técnicos da Seplanh; o coordenador executivo do Puama, Flávio Máximo, apresentou o andamento das obras dos setores 1, 2 e 3, que já contam com 83% executados, além do Parque Ambiental Macambira (PAM), unidade de conservação ambiental de 25,5 hectares localizada no Loteamento Faiçalville que recebeu ações de proteção ambiental e diversos equipamentos para o lazer e convivência da comunidade. Além de disso, detalhou os investimentos realizados pela administração municipal em parceria com o BID.
Para a consultora do BID, Cláudia Nery, a parceria celebrada com o município é extremamente positiva e o Banco tem interesse em dar continuidade ao Programa. “Acompanhamos de perto as mudanças que o Puama realizou nesta primeira fase e acreditamos que ela será maior ainda nesta segunda etapa. Queremos continuar essa parceria e estamos aqui para dizer isso à administração”, afirmou.
Willian Assunção, da editoria de Planejamento Urbano - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário