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terça-feira, 17 de março de 2015

BID LANÇA GUIA PARA PROMOVER O USO DE BICICLETAS NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE

Documento fornece dados e informações sobre as políticas de mobilidade urbana na América Latina e Caribe e servirá de referência para gestores e técnicos no planejamento de ações de melhoria da mobilidade urbana incluindo a bicicleta como meio alternativo 

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) acaba de publicar um guia para promover a bicicleta como meio de transporte. O documento, denominado Ciclo Inclusão na América Latina e Caribe, oferece uma estrutura conceitual para incentivar a inclusão de planos de mobilidade de ciclismo em cidades da região. 
Nas cidades da América Latina e do Caribe, o uso de bicicletas como meio de transporte vem crescendo significativamente e está ajudando a melhorar a mobilidade e o acesso a oportunidades socioeconômicas. O ciclismo é uma opção de mobilidade com um elevado potencial para reduzir alguns dos problemas das cidades: o congestionamento do tráfego, má qualidade do ar e as emissões de gases que contribuem para as alterações climáticas. A bicicleta como opção de transporte contribui para o desenvolvimento e competitividade das cidades. E é com base nesses benefícios que o guia foi elaborado, a fim de servir como documento de referência para os gestores e técnicos, em busca de orientações comuns que favoreçam uma política ciclo inclusiva em suas cidades. 
O guia foi apresentado no Fórum Mundial da Bicicleta, realizado em fevereiro, em Medellín, na Colômbia, e resume os resultados de 27 indicadores de políticas ciclo inclusivas em 38 cidades da América Latina e do Caribe. O guia se concentra em quatro áreas: infraestrutura, a participação cidadã, política e aspectos regulatórios, e da operação.  A pesquisa realizada evidencia a necessidade de promover o uso da bicicleta de modo que tenha um impacto positivo na mobilidade dos cidadãos. 
São Paulo e Rio de Janeiro, juntamente com Bogotá, são destaques no Guia como cidades latino-americanas líderes com infraestrutura de mais 2500 km de ciclovias. Rio de Janeiro se destaca, ainda, como a cidade com a maior cobertura de bicicletas públicas (quatro unidades por 10.000 habitantes).
As conclusões convidam os gestores e o público em geral a aprender sobre as boas práticas na execução da política ciclo inclusiva, observando a importância da coleta de mais e melhores dados sobre os indicadores que eles criam, fortalecer e manter o uso de bicicletas, bem como informações sobre os impactos positivos gerados pelo aumento do uso desse meio de locomoção, e ser participantes na formulação de políticas de transporte que incluem bicicletas. 
O uso de bicicletas como transporte pode ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas e tornar-se uma solução para muitos dos problemas de saúde e mobilidade contemporânea.

Puama investe em ciclovias
O Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) reconhece a importância da bicicleta como meio de transporte e apóia a Prefeitura de Goiânia na implantação de ciclovias na cidade. Em seu conjunto total de obras o Puama prevê a construção de 48 km de ciclovias que irão circundar o Parque Linear Macambira Anicuns, estimado em 24 km de extensão. O objetivo é beneficiar, de forma direta, mais de 350 mil pessoas com estrutura de estímulo ao lazer, ao esporte e à saúde preventiva, além de melhorar a mobilidade urbana nas regiões oeste, sudoeste e norte da Capital.

Isso significa que, de forma linear, partindo do bairro Faiçalville até os 24 quilômetros que o separam do Setor Urias Magalhães, haverá vias destinadas ao trânsito seguro de bicicletas. As obras de construção das pistas de ciclismo incluem terraplanagem, pavimentação das duas pistas que vão margear o Macambira Anicuns e ainda emprego de recursos em iluminação das ciclovias e instalação de câmeras de segurança a ao longo do trajeto. 

Também vale destacar que, paralelas às ciclovias, serão construídas pistas de caminhada visando estimular a visitação ao Parque e a prática de atividades saudáveis e ainda melhorando a mobilidade e garantindo a segurança de ciclistas e pedestres em todo o trajeto do Parque. “Estamos nos equipando para primordialmente garantir segurança ao trabalhador que usa a bicicleta para ir ao trabalho e da pessoa que a usa para atividade física, esportiva ou lazer,” destaca o Prefeito Paulo Garcia.

A entrega das ciclovias será trecho a trecho junto com o conjunto de obras de cada setor de obras. Os primeiros quilômetros previstos já estão em andamento, com abertura das pistas de caminhada tanto no Setor 1, quanto no Parque Ambiental Macambira (PAM), no Setor Faiçalville, que também será margeado por ciclovias e pistas de caminhada.

Link para consulta ao Guia do BID – Ciclo-Inclusión en America Latina e El Caribe: http://publications.iadb.org/handle/11319/6808scope=123456789/1&thumbnail=true&rpp=5&page=1&group_by=none&etal=0

Autor: Selma Soares, da editoria Macambira Anicuns






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